"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

5 dicas para montar um buffet ideal


Não são raras as vezes em que é inviável que todos os nossos convidados sentem-se à mesa, seja porque há mais convidados que lugares disponíveis, seja porque simplesmente queremos que todos fiquem à vontade para circular pela casa.

O ideal nessas ocasiões é montar um charmoso buffet para servir a comida.

Pensando nisso – e sempre procurando facilitar a vida dos convidados – hoje compartilhamos com vocês cinco dicas que fazem a diferença quando o assunto é servir em um buffet.


Os pratos são a primeira coisa a que os convidados precisam ter acesso.

Normalmente os deixamos empilhados bem à vista daqueles que se dirigem à mesa em que o buffet foi montado. Procurem preparar pilhas de pratos não muito altas, cada uma delas com, no máximo, oito pratos.



Pensando na comodidade dos convidados, o ideal é que as comidas sejam dispostas da esquerda para a direita, em uma ordem lógica, na sequência em que seriam normalmente provadas.

Por exemplo, deixem acessíveis, em primeiro lugar, as entradinhas – pães, torradas rolls, etc. – seguidas da salada e outros pratos frios; depois, coloque as comidas quentes, já que essa seria a ordem ideal para se comer os pratos.

Na hora de organizar as comidas, é importante deixar molhos e condimentos próximos à comida em que serão usados. O mesmo vale para os utensílios de servir.

Também é importante prestar atenção no espaço entre as travessas, ele deve ser suficiente para que o convidado, caso sinta necessidade, consiga apoiar o seu prato sobre a mesa para se servir. Essa necessidade surge principalmente quando não se tem ajuda para servir as comidas e quando o convidado precisa usar mais de um talher para servir-se.


Uma regra de ouro quando se trata de buffet é a de que tudo deve permanecer organizado e limpo enquanto os convidados se servem. Procurando evitar que a mesa ao redor da comida fique suja, ou que o utensílio seja deixado na própria travessa onde está a comida, correndo o risco de o cabo se sujar, por exemplo, o ideal é que cada utensílio de servir seja colocado sobre um pratinho de apoio.

É um detalhe simples mas bem valioso.


Para evitar que, além do prato, o convidado tenha que equilibrar também o guardanapo e os talheres enquanto se serve, costumamos dobrar os guardanapos de forma a que os talheres possam ser colocados dentro de uma das dobras, deixando-os organizados em um lugar de fácil acesso para o convidado que deixa a mesa do buffet.

Em casa, costumamos preparar uma ilha onde ficam pratos, talheres e guardanapos. Como o espaço não é assim tão grande, tanto quem começa a se servir como quem termina consegue acessá-la facilmente.


Num buffet, presume-se que os convidados se sentarão no sofá, em cadeiras ou em pufes espalhados pela casa. Além de ser gentil, providenciar um apoio para o prato torna tudo muito mais fácil para o convidado.

É por isso que, em nossa opinião, as bandejas de apoio são essenciais quando servimos em buffet. Uma alternativa é deixar as bandejas de apoio junto da louça, talheres e guardanapos para que os convidados possam pegá-las ao terminar de se servir no buffet.

Para terminar, uma sugestão. Qualquer mesa é apropriada para se montar um buffet e, como ela será usada apenas para dispor a comida, fica ótimo abusar de arranjos altos nesses casos – em outras ocasiões, eles ficam reservados ao cantinho de bebidas, por exemplo, para que não atrapalhem a visão dos convidados.

Esperamos que tenham gostado e que nossas dicas sejam úteis ao montar um buffet para receber em casa.

Um beijo e que Deus continue abençoando o lar de vocês!

Fonte: site casavogue.com.br

0 comentários:

Photobucket