"Para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do SENHOR"

CUIDANDO DA PELE NO INVERNO

Fique linda no inverno

Frio não é desculpa para deixar a pele maltratada

Nesta época do ano, a exposição ao frio, o vento gelado e os banhos muito quentes e demorados fazem com que a pele fique danificada. “No inverno, a pele fica mais ressecada, porque diminui a barreira protetora pela redução da atividade das glândulas sebáceas, ou seja, a produção de óleo é menor”.

Como hidratar?

Por mais que o frio seja cruel, o banho deve ser curto e a água, morna, porque temperaturas muito altas causam diminuição do manto hidrolipídico, também conhecido como sebo e suor. “O sabonete deve ser usado nos braços, no tronco e nas pernas somente uma vez por dia. É importante também aplicar uma loção hidratante em todo o corpo após o banho”, ensina Daniella Abbruzzini de Souza Koller, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e médica voluntária do serviço de Dermatologia da Santa Casa.

O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas. Mas a hidratação após a esfoliação deve ser mais cuidadosa.

Os problemas mais comuns nessa época do ano estão relacionados à hidratação. Por conta de frio, vento e baixa umidade a pele tende a se tornar mais ressecada, podendo até mesmo sofrer irritações ou descamações. As partes do corpo que mais sofrem com o ressecamento são as áreas expostas, como o rosto, pescoço, colo, braços, mãos e pés. Por isso, atenção redobrada!

Além de loções à base de óleos de amêndoas ou semente de uva, substâncias como ureia e lactato de amônio são bem-vindos por proporcionar mais hidratação; mas, não excluem a necessidade de aplicação de um creme hidratante. Preste atenção: jamais aplique óleos no rosto, pois eles podem causar obstrução folicular – poros – e surgimento de acne – cravos e espinhas.

Para a pele ficar macia, a hidratação interna é tão importante quanto a externa: tenha uma dieta balanceada e ingira aproximadamente dois litros de água por dia, mesmo que essa quantidade não seja suficiente para manter a umectação cutânea.

Cuidados com o rosto

A medica conta que não é necessário tratar a face de forma mais cautelosa. “Ao contrário do que pensamos, a pele do rosto se regenera mais rápido do que a do corpo”. Mas, além do hidratante específico para o tipo de pele – seca, mista ou oleosa -, deve-se usar protetor solar com fator de proteção mínimo 15, sabonetes neutros, um ácido para renovação celular e, claro, fazer uma boa limpeza.

Pela manhã, deve ser aplicado um hidratante com protetor solar em toda a face e no pescoço, “porque mesmo no inverno há exposição à radiação ultravioleta, principal causadora do envelhecimento precoce, manchas escuras e câncer de pele”, conta Daniella. Ela ainda acrescenta que à noite, após a limpeza com sabonete neutro, pode-se usar um hidratante também neutro ou creme à base de ácidos para tratamento de manchas ou lesões de acne.

Alimentação

Quer saber como ficar mais bonita comendo melhor? As frutas secas – nozes, castanhas e macadâmia – são ricas em substâncias antioxidantes e ômega 3, contribuindo para a hidratação da pele. Além disso, use e abuse dos alimentos ricos em vitamina C – frutas cítricas – porque além da ação antienvelhecimento, são fotoprotetores.

Com todas essas dicas, vai ser impossível não ficar com a pele gostosa e macia.

O que você faz para cuidar da sua pele? Compartilhe suas experiências com a gente!

Fonte: IG

0 comentários:

Photobucket